Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (1982), Doutorado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (1994).

Atualmente é Professor Associado, Livre Docente, Chefe da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular (2008 - 2012) Vice Chefe da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular - Unifesp (2015 - 2018) e Chefe do Grupo de Doenças Aorta da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Coordenador do Curso de Doenças da Aorta. e Novas Habilidades em Cirurgia Cardíaca. Foi Organizador do Curso de Pós Graduação em Cirurgia Translacional.

Experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes áreas: Dissecções, Aneurismas, Doenças Valvares, Endopróteses, Stents Aórticos, Tratamento Transcateteres de Valvulas Cardíacas. Professor colaborador do Instituto do Coração do Hospital das Clínica de São Paulo (Incor).

Linhas de Pesquisa

  • Doenças da Aorta

Orientações em Andamento

  • Leonardo Paim Nicolau da Costa

Contato:

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

MATRÍCULA
Nos formulários abaixo não colocar data

Matrícula Inicial Aluno Novo

Matrícula em disciplina_aluno_regularmente_matriculado

Matrícula_de_aluno_especial

Solicitação de crachá

Instruções para solicitação de passe escolar de metrô  

Solicitação de passe ônibus/metrô

Instruções para_carteira de_passes

Termo_de_compromisso_de_acesso_ao_SI3_alunos_de_pós-graduação

Declaração_de_ciência_das_normas_-_cirurgia

Termo_compromisso publicação da_tese

Atividades_e_disciplinas_obrigatórias - pg_cirurgia

 

BOLSAS

Formulário de_solicitação de_bolsa

Termo_de_Compromisso_participação_em_projeto de pesquisa-cirurgia

Critérios_e_requisitos_para_concessão_e/ou_renovação_de_bolsas-cirurgia

Informações_para_utilização_da_taxa_de_bancada

Roteiro_para_elaboração_do_relatório_de_bolsa

Termo_de_compromisso_de_bolsa_-_cirurgia 

Declaracao_de_vinculo_empregaticio-cirurgia

 

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE)

Ficha_de_inscrição

 

REQUERIMENTO DOS ALUNOS

Formulário de várias opções As solicitações de declaração de matrícula deverão ser realizadas através do sistema Janus, Emissão de documentos.

Créditos_especiais

 

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS

 Relatório

 

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Orientações_para trancamento_de_matrícula_por_motivo_de_saúde

Trancamento_de_matrícula acompanhada da ficha do aluno emitida pelo Sistema Janus


PRORROGAÇÃO DE PRAZO

Formulário de várias_opções

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Os membros da banca devem ter o CV Lattes atualizado no site do CNPq, www.cnpq.br

Inscrição_para_o_EQ para alunos que ingressaram a partir de 01/07/09 ou fizeram opção pelo novo Regimento de Pós-Graduação da USP

 

Banca_qualificação

Cadastro de Professor_Visitante

Orientadores cardiologia

Orientadores_cirurgia

Sugestão_professores_de_fora

 

DEFESA DE TESE 

Sugestão_de_banca_de_doutorado 
Os membros da banca devem ter o CV Lattes atualizado no site do CNPq, www.cnpq.br

Cadastro de Professor_Visitante

Formulário_mudança_título justificar a mudança de título

Qualis das revistas

Capa de CD - Serviço de Biblioteca da FMUSP

Capa de CD_-_Secretaria_do_Programa

Orientadores_cardiologia

Orientadores Cirurgia

Sugestão_professores_de_fora

Sugestão_de_carta_convite

 

ORIENTADORES

Critérios_mínimos_para_credenciamento_de_orientadores da CPG da FMUSP (pdf)

Critérios_para credenciamento_e_recredenciamento_do Programa (pdf)

Credenciamento_de_orientadores_não_contratados_pela_USP

Diretrizes_para_credenciamento_de_orientador_de_nível_técnico-USP

Credenciamento_e recredenciamento de orientador

 

DISCIPLINA

Credenciamento e recredenciamento de_disciplina

Critérios_utilizados_para_credenciamento_e_recredenciamento (pdf)

 


AUXILIOS ATRAVÉS DA PRÓ-REITORIA DA USP (para pesquisa e/ou participação em congressos)
A entrega da documentação no Serviço de Pós-graduação deverá ocorrer até 10 dias antes da data limite estabelecida para inscrição na PRPG, isto é, até, no máximo,  dia 5 de cada mês e na secretaria da Coordenação de Pós-Graduação do InCor até o primeiro dia do mês.
No formulário informar que a Unidade é Faculdade de Medicina.

Circular_novas_normas_de_auxilio

Normas_para_auxilios_financeiros_atraves_da_PRPG

Auxilio_Docente_USP

Auxilio_Professor_Visitante

Auxilio_Aluno_USP

Auxilio_Aluno_Visitante (estrangeiro)

Modelo_de_detalhamento_do_orçamento

Prestação_de_contas

Program Coordinating Committee

The Program Coordinating Committee is responsible for the general coordination of the Program. Its action includes the establishment of action standards for the Program and of the criteria for the admission of new students, as well as the analysis of research projects under proposal and of processes for granting financial support. This Committee is formed by the Coordinator, the Deputy Coordinator, two Permanent Professors from the Program, and a Students’ representative:

Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes - Coordinator

Prof. Dr. Luiz Felipe Pinho Moreira - Deputy Coordinator

Prof. Dr. Ricardo Mingarini Terra - Full Member

Dr. Paulo Francisco Guerreiro Cardoso - Full Member

Prof. Dr. Marcos Naoyuki Samano - Alternate Member

Prof. Dr. Marcelo Biscegli Jatene - Alternate Member

Dra. Ana Cristina Breithaupt Faloppa - Alternate Member

Dr. Carlos Manuel de Almeida Brandão - Alternate Member

Lucas Ferreira da Anunciação  - Full Students’ Representative

Mayara Munhóz de Assis Ramos - Alternate Students’ Representative

 

Scholarship Committee

The Scholarship Committee has the purpose of establishing criteria for granting CAPES and CNPQ scholarships allocated in the USP Graduate Dean's Office. This Committee is formed by the Program Coordinator, a Faculty Representative, and a Students’ Representative:

Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes - President

Prof. Dr. Luiz Felipe Pinho Moreira - Faculty Representative

Mayara Munhóz de Assis Ramos - Full Students’ Representative

Lucas Ferreira da Anunciação - Alternate Students’ Representative