Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (1982), Doutorado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (1994).
Atualmente é Professor Associado, Livre Docente, Chefe da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular (2008 - 2012) Vice Chefe da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular - Unifesp (2015 - 2018) e Chefe do Grupo de Doenças Aorta da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Coordenador do Curso de Doenças da Aorta. e Novas Habilidades em Cirurgia Cardíaca. Foi Organizador do Curso de Pós Graduação em Cirurgia Translacional.
Experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes áreas: Dissecções, Aneurismas, Doenças Valvares, Endopróteses, Stents Aórticos, Tratamento Transcateteres de Valvulas Cardíacas. Professor colaborador do Instituto do Coração do Hospital das Clínica de São Paulo (Incor).
Linhas de Pesquisa
- Doenças da Aorta
Orientações em Andamento
- Leonardo Paim Nicolau da Costa
Contato:
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
MATRÍCULA
Nos formulários abaixo não colocar data
Matrícula em disciplina_aluno_regularmente_matriculado
Instruções para solicitação de passe escolar de metrô
Solicitação de passe ônibus/metrô
Instruções para_carteira de_passes
Termo_de_compromisso_de_acesso_ao_SI3_alunos_de_pós-graduação
Declaração_de_ciência_das_normas_-_cirurgia
Termo_compromisso publicação da_tese
Atividades_e_disciplinas_obrigatórias - pg_cirurgia
BOLSAS
Formulário de_solicitação de_bolsa
Termo_de_Compromisso_participação_em_projeto de pesquisa-cirurgia
Critérios_e_requisitos_para_concessão_e/ou_renovação_de_bolsas-cirurgia
Informações_para_utilização_da_taxa_de_bancada
Roteiro_para_elaboração_do_relatório_de_bolsa
Termo_de_compromisso_de_bolsa_-_cirurgia
Declaracao_de_vinculo_empregaticio-cirurgia
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE)
REQUERIMENTO DOS ALUNOS
Formulário de várias opções As solicitações de declaração de matrícula deverão ser realizadas através do sistema Janus, Emissão de documentos.
RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
Orientações_para trancamento_de_matrícula_por_motivo_de_saúde
Trancamento_de_matrícula acompanhada da ficha do aluno emitida pelo Sistema Janus
PRORROGAÇÃO DE PRAZO
EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Os membros da banca devem ter o CV Lattes atualizado no site do CNPq, www.cnpq.br
Inscrição_para_o_EQ para alunos que ingressaram a partir de 01/07/09 ou fizeram opção pelo novo Regimento de Pós-Graduação da USP
Cadastro de Professor_Visitante
DEFESA DE TESE
Sugestão_de_banca_de_doutorado
Os membros da banca devem ter o CV Lattes atualizado no site do CNPq, www.cnpq.br
Cadastro de Professor_Visitante
Formulário_mudança_título justificar a mudança de título
Capa de CD - Serviço de Biblioteca da FMUSP
Capa de CD_-_Secretaria_do_Programa
ORIENTADORES
Critérios_mínimos_para_credenciamento_de_orientadores da CPG da FMUSP (pdf)
Critérios_para credenciamento_e_recredenciamento_do Programa (pdf)
Credenciamento_de_orientadores_não_contratados_pela_USP
Diretrizes_para_credenciamento_de_orientador_de_nível_técnico-USP
Credenciamento_e recredenciamento de orientador
DISCIPLINA
Credenciamento e recredenciamento de_disciplina
Critérios_utilizados_para_credenciamento_e_recredenciamento (pdf)
AUXILIOS ATRAVÉS DA PRÓ-REITORIA DA USP (para pesquisa e/ou participação em congressos)
A entrega da documentação no Serviço de Pós-graduação deverá ocorrer até 10 dias antes da data limite estabelecida para inscrição na PRPG, isto é, até, no máximo, dia 5 de cada mês e na secretaria da Coordenação de Pós-Graduação do InCor até o primeiro dia do mês.
No formulário informar que a Unidade é Faculdade de Medicina.
Circular_novas_normas_de_auxilio
Normas_para_auxilios_financeiros_atraves_da_PRPG
Auxilio_Aluno_Visitante (estrangeiro)
Program Coordinating Committee
The Program Coordinating Committee is responsible for the general coordination of the Program. Its action includes the establishment of action standards for the Program and of the criteria for the admission of new students, as well as the analysis of research projects under proposal and of processes for granting financial support. This Committee is formed by the Coordinator, the Deputy Coordinator, two Permanent Professors from the Program, and a Students’ representative:
Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes - Coordinator
Prof. Dr. Luiz Felipe Pinho Moreira - Deputy Coordinator
Prof. Dr. Ricardo Mingarini Terra - Full Member
Dr. Paulo Francisco Guerreiro Cardoso - Full Member
Prof. Dr. Marcos Naoyuki Samano - Alternate Member
Prof. Dr. Marcelo Biscegli Jatene - Alternate Member
Dra. Ana Cristina Breithaupt Faloppa - Alternate Member
Dr. Carlos Manuel de Almeida Brandão - Alternate Member
Lucas Ferreira da Anunciação - Full Students’ Representative
Mayara Munhóz de Assis Ramos - Alternate Students’ Representative
Scholarship Committee
The Scholarship Committee has the purpose of establishing criteria for granting CAPES and CNPQ scholarships allocated in the USP Graduate Dean's Office. This Committee is formed by the Program Coordinator, a Faculty Representative, and a Students’ Representative:
Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes - President
Prof. Dr. Luiz Felipe Pinho Moreira - Faculty Representative
Mayara Munhóz de Assis Ramos - Full Students’ Representative
Lucas Ferreira da Anunciação - Alternate Students’ Representative
Post-Doctorate
Doctorate
CAIO MARCOS DE MORAES ALBERTINI
DANIEL MARCELO SILVA MAGALHÃES
FERNANDA YAMAMOTO RICARDO DA SILVA
FREDERICO CARLOS CORDEIRO DE MENDONÇA
LUCAS BASSOLLI DE OLIVEIRA GUEDES
MARCO ANTONIO PRAÇA DE OLIVEIRA
MARIA ISABEL DA COSTA SOARES LOPES
RAPHAEL DOS SANTOS COUTINHO E SILVA
ROBERTA FIGUEIREDO VIEIRA